Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

 

Torneio de Futebol de Rua 2013

Nos dias 23 e 24 de Maio decorreu em Rabo de Peixe, a edição de 2013 do Torneio de Futebol de Rua.
O Futebol de Rua é uma competição de futebol inclusivo, que promove a prática desportiva como estratégia inovadora de intervenção social, no combate à pobreza e exclusão social, pretendendo ser um instrumento de capacitação junto de uma população que usualmente se encontra à margem das redes de sociabilidade, de participação social e também do desporto.
A prática do Futebol de Rua, possibilita aos participantes a construção de um novo referencial de valores e competências, tais como: espírito de equipa, de liderança, solidariedade, companheirismo, cumprimento de regras, motivação para dar mais um passo na construção de projectos, entre os quais o da própria vida dos jovens.
Este grande evento do desporto jovem mobilizou cerca de 250 pessoas, incluindo equipas, claques de apoio, técnicos sociais e desportivos.
Participaram: CDIJ Porto Seguro- Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande; CDIJ Escolha Certa- CASA, CDIJ Novos Rumos- Associação Norte Crescente, CDIJ Pedra Segura- Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, CDIJ Perkursos- Kairós, CDIJ Trevo, Casa do Povo de Agua de Pau, CDIJ Mosaico- Casa do Povo de Vila Franca da Campo. CDIJ CIEV- IAC Açores, Projeto Renascer- Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, Associação Alternativa e Associação ARRISCA.
Este ano, o Torneio da Ilha de São Miguel foi promovido pela Santa Casa Da Misericórdia Da Ribeira Grande através do CDIJ Porto Seguro, em parceria com a Rede Regional de Centros de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil, tendo como principais patrocinadores a Direcção Regional da Juventude e a Direção Regional da Solidariedade Social entre outras entidades que abraçaram esta causa e contribuíram para a realização do mesmo.
Após dois intensos dias de jogos, o 2.º dia de competição contou ainda com um almoço convívio dos participantes na sede da Santa Casa, onde foi patente a aquisição de competências sociais que estes jovens já adquiriram nas instituições e em que contámos com a presença da Senhora Presidente do IDSA, Dra. Paula Ramos. Reinou a boa disposição e a camaradagem.
Destas 14 equipas de 11 instituições serão seleccionados ainda os jogadores que representarão os Açores no torneio nacional, entre 19 e 23 de Junho.

                                                                                             Joana Nunes

 

 

 

Voltar