Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

Coordenação: Leonardo Medeiros

Contatos: Avenida Luís de Camões, 18 Conceição

9600 -563 Ribeira Grande

Tel/Fax: 296 470 118/ 296 470 115

Email: beijaflor@scmrg.pt

Horário de Funcionamento: 9h às 18h15m

Principais Atividades Desenvolvidas:

- Projeto Pedagógico de Apoio às Atividades Letivas;
- Expressão Plástica;
- Expressão Dramática;
- Expressão Musical;
- Dança;
- Formação Cívica;
- Estudo Acompanhado;
- Aniversários;
- Jogos diversos de interior e exterior;
- Visionamento de filmes;
- Informática;
- Desporto;
- Passatempos realizados no Centro de Educação Ambiental.

 

 

 

 

ATIVIDADES

 

 

Comemoração do dia do animal

A relação de proximidade é sinónimo de afetividade. Esta é a forma através da qual as crianças a adquirem, começando pela proximidade aos animais, que são tão importantes como qualquer outro ser à face da terra, alargando-a para uma visão global.
Conhecê-los de perto é uma mais-valia para despertar relações de afetividade, amizade e solidariedade, para que num futuro possam ser quebradas barreiras, expandindo-se desta forma atitudes e valores.
Foi através da relação de proximidade que as crianças comemoraram o “Dia do Animal” com a visita de um cão ao CATL “Beija Flor”, sendo esta uma forma de fazer com que as crianças compreendam a importância dos animais para o desenvolvimento e crescimento harmonioso.

Jogo do pião

O pião é conhecido há milhares de anos. Foi primeiro confundido com a pitorra e só apareceu com este nome a partir do séc. XIV. A diferença entre um e outro está em que a pitorra gira por efeito de sucessivos impulsos, ao passo que o pião é animado com um único movimento. O movimento resulta de um cordel enrolado à volta do pião. O cordel segura-se com a mão por uma das extremidades o qual desenrolando-se o faz girar. 
Este jogo pode ser considerado como uma competição com tempo fixado, ou de um encontro em que o pião deve tocar nos piões dos restantes jogadores e projetá-los para fora de um círculo de jogo traçado no solo e continuar por si só a girar, considerando-se fora de prova os piões que saírem desse mesmo círculo. 
O jogo do pião praticado intensamente pelos rapazes, há muitos anos, voltou a surgir nos pátios das escolas e do CATL “Beija Flor” desta Santa Casa.

 

Visita a um estaleiro de barcos

As crianças do CATL “Beija Flor” desta Santa Casa foram visitar um estaleiro de barcos, situado na vila de Rabo de Peixe.
Tiveram a oportunidade de perceber o tipo de barcos que existem maioritariamente nos Açores, que são os de boca aberta e que fazem parte da frota de pesca dos açores.
Foi muito interessante o facto de terem ficado com a noção da diferença de tamanhos que existe entre barcos, pelo facto de estarem a ser construídas duas embarcações completamente distintas, sendo uma delas uma traineira e a outra um barco de boca aberta.