Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

 

Responsável: Sónia Rangel Melo

Contatos: Rua do Alcaide, 19 a 27

9600-541 - Conceição - Ribeira Grande

Tel: 296 470 120/1

Fax: 296 470 115

E-mail: cao@scmrg.pt

Horário de Funcionamento:

De segunda-feira a sexta-feira das 8h às 17h30

Público Alvo:

Destina-se a pessoas com deficiência mental moderada, grave ou profunda com idade igual ou superior a 16 anos com residência na área geográfica do CAO.

Enquadramento:

O Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.), sediado na cidade da Ribeira Grande, é uma das valências da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, que abriu as suas portas no dia 1 de Abril de 2002.
O C.A.O. surgiu da necessidade de criar uma estrutura que acolhesse jovens portadores de deficiência, oriundos do Concelho da Ribeira Grande, desde a freguesia de Calhetas até à freguesia de Ribeirinha, concomitantemente com a extinção das Escolas de Educação Especial e com a introdução da Lei da Escola Inclusiva, onde todas as crianças, portadoras de deficiência ou não, deverão estar integradas na escola até ao cumprimento da escolaridade obrigatória.
Atualmente o C.A.O. funciona nas suas novas instalações, na Rua do Alcaide, desde Outubro de 2012, estando as mesmas dotadas de outras áreas de atividade e equipamento, nomeadamente, ginásio, tanque terapêutico, sala de snoezelen e apartamento de treino de autonomia, que vieram enriquecer o trabalho diário efetuado com os jovens na prossecução dos objetivos estabelecidos para cada um.

Objetivos e Áreas de Atividade:

O Centro de Atividades Ocupacionais tem por missão promover a valorização pessoal e integração social de pessoas portadoras de deficiência de forma a permitir-lhes o desenvolvimento possível das suas capacidades.
Tem por objetivos gerais o seguinte:

  • Promover o bem-estar físico, mental e social;
  • Estimular o desenvolvimento da autonomia pessoal e social e integração familiar;
  • Promover o desenvolvimento motor, cognitivo, comunicacional e social;
  • Proporcionar a participação dos jovens em ações culturais, desportivas e recreativas;
  • Promover a formação de hábitos, atitudes e conhecimentos, valorizando a iniciativa, persistência e responsabilidade pessoal, cooperação e solidariedade.

O Centro de Atividades Ocupacionais está organizado nas duas áreas a seguir apresentadas e respetivas atividades que não podem ser vistas separadamente mas sim como complementares uma da outra.
No âmbito da autonomia no dia-a-dia existem as áreas de culinária, produtos alimentares, atividades de vida diária e treino social. Para o progresso destas atividades contamos com a preciosa ajuda de um apartamento adaptado para treino de autonomia em contexto real.
A nível do desenvolvimento da motricidade e da cognição existem as áreas de atelier de trabalhos manuais, atividade física adaptada, psicomotricidade, expressão dramática, corporal e musical, sala de ocupação e lazer, sala de acamados, escolaridade, multimédia, sala de estimulação sensorial (Snoezelen) e hidroterapia realizada num tanque terapêutico existente na valência. Para além destas atividades internas o C.A.O. pratica natação atualmente na piscina dos Bombeiros da R. Grande e visita regularmente o Centro de Educação Ambiental de forma a estar em contato com os ciclos de vida dos animais e da natureza em geral.
Ainda como complemento a estas atividades fazemos passeios e visitas de estudo, temos várias atividades recreativas (filmes, karaoke, cinema, etc.) e nos meses de Verão temos uma planificação específica que contempla saídas para a praia, piscina, convívios, entre outros.

 

 

 

 

Caracterização Humana:
A equipa de trabalho é constituída por 12 Ajudantes de Reabilitação, 3 Auxiliares de Serviços Gerais, uma Técnica de Ciências de Educação com funções de coordenação, uma Técnica de Reabilitação Psicomotora e uma Terapeuta Ocupacional.