A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, fundada em 28 de Fevereiro de 1593, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, constituída na ordem canónica, com o objetivo de praticar a solidariedade social.

Os seus Órgãos Sociais são constituídos por:
- Mesa da Assembleia Geral
- Mesa Administrativa
- Conselho Fiscal

Filiada na União das Misericórdias Portuguesas a Santa Casa é instituição fundadora da URMA - União Regional das Misericórdias dos Açores.

Desenvolveu todos os contatos para a criação da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa (São Miguel).

Por convite do Governo Regional, foi Entidade Gestora do Projeto de Luta Contra a Pobreza "Sementes de Mudança". Assim, em 1997 foram implementadas diversas valências na Vila de Rabo de Peixe, as quais posteriormente passaram a ser financiadas através de Acordos de Cooperação com o Instituto de Ação Social, atual IDSA - Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores.

Tem a sua área de atuação nas freguesias de: Calhetas, Pico da Pedra, Rabo de Peixe, Ribeira Seca, Santa Bárbara, Conceição, Matriz e Ribeirinha.

Esta Santa Casa, atualmente com 215 trabalhadores, das 2 valências e Farmácia já implementadas no início do primeiro mandato dos atuais Órgãos Sociais, passou para 30 valências, atualmente abrangendo cerca de 550 crianças e jovens e 250 idosos.