432 ANOS DE MISERICÓRDIA | Sessão Comemorativa do Aniversário e Lançamento do Livro “O Senhor na Coluna – um tesouro a descobrir”

432 ANOS DE MISERICÓRDIA | Sessão Comemorativa do Aniversário e Lançamento do Livro “O Senhor na Coluna – um tesouro a descobrir”

No passado dia 21 de fevereiro, no Museu Vivo do Franciscanismo, a nossa Misericórdia comemorou os seus 432 anos. No evento, foi efetuado o lançamento do livro “O Senhor na Coluna – um tesouro a descobrir”, do nosso Vice-Provedor, António Pedro Costa.

Este trabalho serviu de base, e tem como propósito, “valorizar” a candidatura da Procissão dos Terceiros da Ribeira Grande ao inventário nacional do Património Cultural Imaterial, como forma de “enfatizar a sua profunda e perene relevância cultural e religiosa na cidade”.

Para o autor, “Esta obra é marcada por cruzamentos: entre o passado e o presente, entre a fé e a nossa identidade, entre o culto do Senhor Santo Cristo dos Terceiros e o do Senhor Santo Cristo dos Milagres, com um denominador comum, a figura ímpar de Madre Teresa da Anunciada, que uniu os elementos sagrados e humanos relativos à paixão de Cristo, que hoje florescem dentro dos umbrais conventuais do Santuário da Esperança e que aqui neste lugar onde nos encontramos ela desde criança aprendeu de sua mãe, Dona Maria do Rego Quintanilha”.

As memórias do Senhor Santo Cristo atado à Coluna da Ribeira Grande continuam a erguer-se como uma ponte entre os séculos, onde a fé do povo se entrelaça com o tempo, tecendo uma moldura de devoção que atravessa gerações. A Ordem Terceira, guardiã deste culto, espalhou gestos de fé por cada recanto de oito das 9 ilhas dos Açores, mormente na costa norte, plantando sementes de esperança que floresceram com cada ato de devoção.

Por outro lado, o livro, agora lançado, é também um convite a desvendar as raízes da nossa Instituição, e o contexto que a rodearam, pelo que nas suas páginas, ergue-se a voz dos que sonharam e a construíram, dos que, com gestos determinados desbastaram o caminho e teceram o destino desta Santa Casa.

O Prefácio foi do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos e o Posfácio de Duarte Nuno Chaves, tendo marcado presença no lançamento o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro e o Presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, entre outros.

Para finalizar esta sessão comemorativa, os presentes foram presenteados com um momento musical protagonizado em concerto pelo Coral de São José, com programa intitulado “Do Rio à Broadway”, passando por temas de Tom Jobim com sua Bossa Nova, até Nova Iorque, com Richard Charles Rodgers.

https://www.facebook.com/media/set/?vanity=scmrg&set=a.1040905081407999