
SOLENIDADES EM HONRA DO SR. SANTO CRISTO DOS TERCEIROS | 2025
Saiu às ruas da nossa cidade, no passado domingo, dia 9 de março a procissão do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, imagem que se venera na Igreja do antigo convento dos Frades, hoje Museu Vivo do Franciscanismo.
A solene celebração litúrgica foi presidida pelo Pe. Francisco Sales, da Ordem Franciscana na ilha Terceira, onde participaram, para além do Capelão da Misericórdia, Pe. Manuel Galvão, o Ouvidor da Ribeira Grande, Pe. Vítor Medeiros e o Pároco da Conceição e Ribeira Seca, Pe. Roberto Borges Cabral.
A nossa Instituição cumpriu, mais uma vez, o seu Compromisso de realizar esta celebração, no primeiro domingo da Quaresma, e desta forma continuar a preservar esta procissão penitencial, pois constitui um importante legado de um Património Cultural Imaterial que valoriza a cidade da Ribeira Grande e mesmo os Açores.
Este ano, incorporaram a procissão, para além da Veneranda Imagem do Senhor Santo Cristo dos Terceiros, mais 9 andores com imagens de santos mais proeminentes que contam a história dos franciscanos. Para além disso, um grupo de encapuzados, recriou um ritual processional que terminou nos finais do século XIX, que correspondia à prática de «tomar a disciplina» pelos Irmãos Terceiros, da qual fazia parte o açoitamento e a autoflagelação em público, bem como o uso de crânios humanos, coroas de espinhos e cruzes utilizadas, como também adereços cénicos durante a procissão, que passaram a ser um costume comum neste tipo de manifestação pública, durante os séculos XVII e XVIII, condizente com o seu carácter de movimento penitente.
Participaram ainda nesta venerável procissão os movimentos paroquiais da Ouvidoria da Ribeira Grande, mormente representações dos ranchos de romeiros, bombeiros voluntários, escuteiros e filarmónicas da Concelho, para além muitas autoridades civis e de segurança pública.
https://www.facebook.com/media/set?vanity=scmrg&set=a.1053665503465290