A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, fundada em 22 de fevereiro de 1593, é uma Instituição constituída na ordem canónica, com o objetivo de praticar a solidariedade social e reconhecida igualmente como IPSS.
Foi criada por alvará do Rei Filipe I de Portugal, Filipe II de Espanha, o qual foi precedido da autorização episcopal, dada pelo Bispo Manuel de Gouveia e concedida em Angra do Heroísmo a 14 de fevereiro daquele ano.
Foi entidade gestora do inovador Projeto de Luta Contra a Pobreza “Sementes de Mudança”, um programa da União Europeia que contribuiu para a irradicação de focos de pobreza no espaço europeu. Assim, em 1997 foram implementadas diversas valências na Vila de Rabo de Peixe, as quais posteriormente passaram a ser financiadas através de Acordos de Cooperação com o Instituto de Ação Social, atual ISSA – Instituto de Segurança Social dos Açores.
Filiada na União das Misericórdias Portuguesas, a Santa Casa é instituição fundadora da URMA – União Regional das Misericórdias dos Açores e apadrinhou e desenvolveu todos os contatos para a criação da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa (São Miguel).
Tem a sua área de atuação nas freguesias de: Calhetas, Pico da Pedra, Rabo de Peixe, Ribeira Seca, Santa Bárbara, Conceição, Matriz e Ribeirinha.
Esta Santa Casa, atualmente conta com 215 trabalhadores, 30 valências e abrange cerca de 550 crianças e jovens e 250 idosos.
Oferecer serviços e soluções integradas na prestação de serviços humanizados aos seus Utentes, Irmãos e Clientes, pautados pela excelência, proximidade e inovação, com elevados padrões de qualidade e ética profissional, promovendo o desenvolvimento e bem-estar social da sua comunidade, em especial, dos mais desfavorecidos. Preservar e difundir o seu património cultural, material e imaterial, promovendo iniciativas e parcerias de apoio à economia social.
Defendemos relações leais baseadas pela transparência, mantendo a honra e integridade, de acordo com a imagem da nossa Instituição.
Trabalhamos em equipa em tudo o que fazemos. Acreditamos que a entreajuda é o pilar do sucesso para a concretização dos nossos objetivos.
Privilegiamos a proximidade, com uma atitude responsável, ética e profissional, capaz de fomentar a adequada postura a ultrapassar os contínuos desafios que nos são colocados.
Externamente, procurar garantir a satisfação das necessidades dos nossos Utentes e Clientes, disponibilizando as respostas sociais adequadas e de referência. Internamente, garantir a nossa responsabilidade social para com os nossos colaboradores, com base na promoção da igualdade de oportunidades e direitos, disponibilizando condições de suporte à vida pessoal e social.
Assumimos o compromisso de manter uma gestão equilibrada, com foco na melhoria contínua, que nos permita manter e dar continuidade a um trabalho secular, investindo no futuro.
Implementamos e desenvolvemos boas práticas de gestão ambiental, com foco na minimização dos efeitos adversos da nossa atividade, promovendo as melhores condições de trabalho e bem-estar dos nossos Colaboradores, Utentes e Clientes.
Liderança no nosso setor, pela aposta na inovação e organização, mantendo práticas que promovam o conhecimento e dinamismo, que possibilitem a criação de valor e uma consciencialização para uma contínua adequação e adaptação às alterações sociais e de mercado.
Valorizamos a individualidade de cada um, com tolerância a diferentes opiniões e visões, beneficiando de um ambiente de trabalho onde todos são tratados com igual consideração, atenção e importância.
A Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande está representada nos seguintes organismos:
– União das Misericórdias Portuguesas (UMP);
– União Regional das Misericórdias dos Açores (URMA);
– Equipas Multidisciplinares – Escolas Básicas Integradas de Rabo de Peixe e Ribeira Grande e Escola Secundária da Ribeira Grande;
– Comissão Local de Proteção Civil da Ribeira Grande;
– Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Ribeira Grande;
– Conselho Local de Educação;
– Conselho Municipal da Juventude;
– Unidade de Saúde da ilha de S. Miguel.
Como reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade, a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande recebeu as seguintes distinções:
– Medalha de Serviços Distintos (Grau Prata), atribuída pela Liga de Bombeiros Portugueses.
– Especial Bênção Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II, por iniciativa do Capelão e respetivos Órgãos Sociais, pelo incentivo à criação da Santa Casa da Misericórdia de Santo António da Lagoa.
– Certificado de Apreço pela colaboração prestada ao Movimento Lion, atribuído pelo Lions Clube da Ribeira Grande.
– Diploma de Mérito Social, atribuído pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.
– Medalha de Mérito (Grau de Oiro), atribuída pela Câmara Municipal da Ribeira Grande.
– Diploma de Reconhecimento e Gratidão, atribuído pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande.
– Homenagem do Presidente do Governo da Região Autónoma dos Açores, Carlos Manuel Martins do Vale César, no “Dia Internacional da Solidariedade”, em reconhecimento pelos serviços prestados.
– Placa de Honra e Mérito, atribuída pela União das Misericórdias Portuguesas