Festa em Honra do Divino Espírito Santo

Festa em Honra do Divino Espírito Santo

O ciclo festivo do Espírito Santo fechou com a celebração anual levada a cabo pela nossa Santa Casa, cumprindo-se a vetusta tradição que esteve na génese da fundação da nossa Misericordia Associaram-se ao evento os idosos dos Centros de Dia, bem como de outras do Concelho da Ribeira Grande, mormente famílias acompanhadas pelos técnicos do RSI. Participaram ainda os CATL, Espaço Extremo e utentes do CACI, num verdadeiro convívio inter-geracional muito proactivo e com muita alegria.

O espaço onde decorreram as festividades estava decorado como nos arraiais populares, não faltando as coroas e a bandeira do império do Espírito Santo. Todos se esmeraram para que a festa decorresse com grande brilhantismo e entusiasmo. O extenso cortejo processional saiu do Centro de Dia até ao Triatlo montado expressamente para receber os símbolos do Divino Espírito Santo, acompanhado pelo Grupo de Foliões e onde foi entoado o hino de Espírito Santo pelo nosso grupo coral de funcionários. A cerimónia religiosa consistiu numa celebração eucarística, muito bem animada liturgicamente, e foi presidida pelo Capelão da Misericórdia, Pe. Manuel Galvão, tendo concelebrado o Ouvidor da Ribeira Grande, Pe. Vítor Medeiros e o Pe Roberto Cabral.

Como manda a tradição secular, no final, realizou-se o rito da coroação, onde foram coroados os representantes de cada uma das valências da Santa Casa. Participaram como convidados os Vereadores da Câmara Municipal Cátia Sousa, José António Garcia e João Moniz, bem como a representante do ISSA, Marília Pimentel, o representante da Esquadra da Ribeira Grande da PSP, Gonçalo Medeiros, o Presidente da Associação dos Bombeiros locais, Norberto Gaudêncio e os Presidentes das Juntas de Freguesia da Conceição, Ribeirinha e Ribeira Seca, bem como José Maria Jorge, representante da Mesa Administrativa da Misericórdia de Ponta Delgada. Esta celebração, que está bem presente na vida e cultura do nosso povo, reforçou no entender do Pe. Manuel Galvão o motor da festa deste ano “Somos Solidariedade”, proporcionando um clima de união entre despertos pelos dons do Espírito Santo, num ambiente contagiante com os idosos, os jovens e as numerosas crianças presentes.

A animação esteve a cargo dos utentes do Espaço Extremo, com o tradicional grupo das trincadeiras e do grupo de cantadores ao desafio, que conseguiram que novos e idosos se divertissem, num convívio salutar. A alegre celebração do Paráclito só foi possível graças ao empenho e entusiasmo dos nossos funcionários que, para além do seu trabalho quotidiano, quiseram ainda brindar em louvor do Espírito Santo, num esforço que se regista como exemplar, pois a alegria reinava nos olhos de todos, apesar das canseiras, para que a tradição se cumprisse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *