Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 


Porque Queremos Estar Mais Perto de Si!
 

Determinação de Parâmetros Bioquímicos 
Glicemia, colesterol, triglicerídeos

Glicemia (Serviço Gratuíto)

A diabetes mellitus é uma desordem metabólica de etiologia múltipla caracterizada por hiperglicemia crónica, com distúrbios no metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas, resultante de deficiências na secreção e ou acção da insulina.
Existem quatro tipos clínicos de diabetes: 

Diabetes Tipo 1 (Diabetes Insulino-dependente)

É mais rara.
O pâncreas produz insulina em quantidade insuficiente ou em qualidade deficiente ou ambas as situações. Como resultado, as células do organismo não conseguem absorver, do sangue, o açúcar necessário, ainda que o seu nível se mantenha elevado e seja expelido para a urina.
A diabetes tipo 1 aparece com maior frequência nas crianças e nos jovens, podendo também aparecer em adultos e até em idosos. 

Diabetes Tipo 2 (Diabetes Não Insulino-dependente)

É a mais frequente (90 % dos casos).
O pâncreas produz insulina, mas as células do organismo oferecem resistência à acção da insulina. O pâncreas é , assim, obrigado a trabalhar cada vez mais, até que a insulina produzida se torna insuficiente e o organismo tem cada vez mais dificuldade em absorver o açúcar proveniente dos alimentos.
Este tipo de diabetes aparece normalmente na idade adulta e o seu tratamento, na maioria dos casos, consiste na adopção duma dieta alimentar, de forma a normalizar os níveis de açúcar no sangue. 

Diabetes Gestacional

Surge durante a gravidez e desaparece, habitualmente, quando concluído o período de gestação. No entanto, é fundamental que as grávidas diabéticas tomem medidas de precaução para evitar que a diabetes do tipo 2 se instale mais tarde no seu organismo. 

Outros tipos específicos de Diabetes

Correspondem a situações em que a diabetes é consequência de um processo etiopatogénico identificados como, por exemplo, doença pancreática. 

A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos: 

* Pessoas com familiares directos com diabetes;

* Homens e mulheres obesos;

* Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;

* Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;

* Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;

* Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas. 

Nos adultos - A diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos seguintes sintomas:

* Urinar em grande quantidade e muitas mais vezes, especialmente durante a noite (poliúria);

* Sede constante e intensa (polidipsia);

* Fome constante e difícil de saciar (polifagia);

* Fadiga;

* Comichão (prurido) no corpo, designadamente nos órgãos genitais;

* Visão turva.

Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:

* Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;

* Ter muita sede;

* Emagrecer rapidamente;

* Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;

* Comer muito sem nada aproveitar;

* Dores de cabeça, náuseas e vómitos. 

O intervalo normal de glicémia em jejum é de 60 a 110 mg/dl. Esta determinação é fundamental para o controlo da diabetes e para identificar precocemente indivíduos com diabetes. Esta determinação pode ser feita de maneira simples e rápida apenas com uma punção capilar na sua farmácia. 

 Colesterol

O colesterol é uma gordura essencial existente no nosso organismo, tem duas origens: uma parte produzida pelo próprio organismo, em particular o fígado, e outra parte obtida através da alimentação, em particular pela ingestão de produtos animais, como a carne, os ovos, e os produtos lácteos. O organismo necessita de colesterol para produzir as membranas celulares, hormonas, vitamina D e ácidos biliares, que ajudam a digerir os alimentos.

No entanto, o nosso organismo necessita de apenas uma pequena quantidade de colesterol para satisfazer as suas necessidades. Quando o colesterol está em excesso, deposita-se nas paredes arteriais, constituindo placas que reduzem o calibre dos vasos, dificultando o afluxo de sangue aos órgãos e tecidos do organismo.

O colesterol circula no sangue ligado a uma proteína: este conjunto colesterol + proteína é, designado por lipoproteína. As lipoproteínas são classificadas como altas, baixas ou muito baixas, em função da respectiva proporção de proteína e gordura em cada uma, o que determina a sua densidade. 

* Lipoproteínas de baixa densidade (LDL): são vulgarmente conhecidas como "mau" colesterol, por ser aquele que se deposita na parede das artérias, provocando aterosclerose. Quanto mais altas forem as LDL no sangue, maior é o risco de doença cardiovascular.

* Lipoproteínas de alta densidade (HDL): também conhecidas por colesterol "bom", que tem como papel a limpeza das artérias, pelo que quanto mais altas forem menor o risco de doença cardiovascular.

* Lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL): são semelhantes às LDL, mas contendo mais gordura e menos proteínas. 

Os factores principais que afectam os níveis de colesterol são:

* Dieta

* Peso corporal

* Actividade física

* Hereditariedade

O colesterol e o risco de doença cardiovascular associado podem ser reduzidos com a adopção de hábitos de vida saudável: 

* Reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras de origem animal, como as carnes gordas, o presunto, o queijo, a manteiga, as charcutarias, a fastfood, etc.

* Praticar regularmente exercício. A actividade física aumenta o colesterol das HDL, para além de ajudar a controlar o peso, a diabetes e a pressão arterial, factores de risco importantes de doença cardiovascular.

* Deixar de fumar. Para além de toda uma série de malefícios para a saúde, o tabagismo desce o colesterol das HDL. Felizmente ao deixar de fumar as HDL voltam a subir.

* Tomar a medicação prescrita pelo seu médico.

* O colesterol total pode ser medido na Farmácia Queija Ferreira de uma forma simples e rápida através de uma punção capilar, sendo os valores de referência inferiores a 190mg/dL. O teste pode ser efectuado a qualquer hora do dia sem necessidade de jejum. 

Triglicerídeos 

Os triglicerídeos resultam da transformação de alguns açúcares em gordura (lípidos). São necessários no metabolismo das células e absorvidos a nível intestinal.

O organismo obtém os triglicerídeos através da produção no fígado (origem endógena) e alimentação (origem exógena).

Em excesso no sangue (hipertrigliceridemia) podem formar placas de gordura nas paredes internas das artérias reduzindo o calibre destas e aumentando a probabilidade de surgirem doenças cardiovasculares. Em geral, as pessoas que têm os triglicerídeos elevados também têm o colesterol. As medidas para o seu controle e redução são semelhantes às descritas para o colesterol.

A medição dos triglicerídeos pode ser efectuada na Farmácia Queija Ferreira através de uma teste rápido e eficaz, sendo necessário o utente estar em jejum à 12 horas. Os valores de referência são inferiores a 150 mg/dL. 

Medição de Pressão arterial

A pressão arterial é a força ou tensão que o sangue exerce contra as paredes dos vasos. Esta força é gerada pelo coração na sua tarefa de bombear o sangue e pode ser modificada por diversos factores, produzindo uma subida ou descida da pressão.

 A determinação da pressão arterial é fundamental para o autocontrole da hipertensão e para identificar precocemente indivíduos suspeitos de hipertensão, de modo a prevenir as complicações da doença.

A Hipertensão Arterial define-se clinicamente como a elevação persistente da pressão arterial acima dos limites considerados como normais. Trata-se da manifestação de um processo multifactorial, em cuja fisiopatologia estão implicados numerosos factores genéticos e ambientais que determinam alterações estruturais do sistema cardiovascular, que estão na base das doenças cardio e cerebrovasculares. 

Existem no entanto factores de risco associados à hipertensão: 

* Excesso de peso

* Consumo excessivo de álcool

* Sedentarismo

* Consumo excessivo de gorduras

* Alguns medicamentos

* Outras patologias (ex: doença renal) 

A prevenção da hipertensão arterial faz-se com a adopção de um estilo de vida saudável: 

* Alimentação saudável (redução do consumo de sal e gorduras saturadas)

* Redução do consumo de álcool

* Controlo do peso

* Actividade física regular

* Desabituação tabágica

* Medição regular da pressão arterial 

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa a hipertensão não tem habitualmente sintomas e a única forma de saber se a pressão arterial está acima dos valores normais é medindo-a. 

Indíce de massa corporal, peso e altura

 O IMC (Indíce de Massa Corporal) estabelece uma relação entre o peso (kilogramas) e a altura (metros) e é obtido através da fórmula:

IMC= Peso(Kgs) / altura x altura

A classificação do IMC é feita do seguinte modo: 

 MCE
 Magreza extrema
< 16,5 
 Abaixo do peso normal
 16,5 a 18,5
 Saudável  18,5 a 25
 Sobrepeso  25 a 30
 Obesidade 30 a 35 
 Obsidade clínica
 35 a 40
 Obesidade mórbida
 > 40

 Esta classificação tem algumas limitações, uma vez que não tem em consideração a estrutura corporal, idade e o sexo.

Indivíduos que pratiquem musculação ou atletas de alta competição podem ter o IMC elevado, dado que, têm a sua massa muscular aumentada.

Nas crianças e adolescentes devem utilizar-se tabelas de distribuição de percentil.

Vacinação (Serviço Gratuíto)

A vacinação permite salvar mais vidas e prevenir mais casos de doença do que qualquer outro tratamento médico.

A Farmácia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande tem disponível um serviço de vacinação que poderá utilizar sempre que necessitar. Inclui a administração de vacinas fora do Plano Nacional de Vacinação, mediante apresentação obrigatória de receita médica.

Alguns exemplos de vacinas que já pode levar na sua farmácia: 

* Vacina contra a Gripe;

* Vacinas Pneumocócicas;

* Vacina contra infecções por Papilomavírus Humano - HPV (cancro do colo do útero). 

Este serviço é prestado por profissionais devidamente habilitados e apresenta várias vantagens. Comprar a vacina e, de seguida, poder contar com a sua administração gratuíta na farmácia representa mais conforto e conveniência para si.
É também uma garantia de que a temperatura ideal de conservação da vacina se mantém estável, desde o momento da sua compra até à administração. 

Gestão terapêutica
A Gestão terapêutica é um serviço que envolve, entre outros, o aconselhamento aos doentes, na forma como os medicamentos devem ser tomados, ajudando a prevenir e resolver problemas com estes relacionados.
Teste de gravidez
O teste de gravidez é feito através da detecção da hormona hCG (gonodotrofina carionica humana) na urina. A detecção desta hormona na urina é feita após o 1º dia em que a mulher sente a falta do período ou seja, aproximadamente 14 dias após a fecundação.

A Farmácia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, disponibiliza-lhe este serviço de forma rápida e com a máxima confidencialidade. 

Recolha de medicamentos fora do prazo 

Os medicamentos fora do prazo devem ser entregues na farmácia onde são devidamente encaminhados de maneira a não poluírem o ambiente, e não constituírem um perigo para a saúde pública.
A Farmácia da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande em parceria com a VALORMED recolhe os seus medicamentos fora de prazo.

Recolha de radiografias 
A recolha de radiografias tem como principais objectivos a ajuda financeira a AMI e a preservação do ambiente.

Traga as suas radiografias antigas e junte-se a nós nesta causa humanitária. 

 

DESTAQUE

 

Os nossos Conselhos

Podemos ajudar?