13 de junho | Eucaristia em Honra de Santo António

13 de junho | Eucaristia em Honra de Santo António

Cumprindo uma antiquíssima tradição, realizou-se, por iniciativa da nossa Misericórdia, a distribuição do pão de Santo António, pelas pessoas que participaram na missa evocativa deste Santo popular, que se realizou no complexo exterior da nossa sede.

Também conhecido por “pão dos pobres”, no cumprimento de um voto popular multissecular, que nunca foi interrompido na Ribeira Grande, o Pe. Manuel Galvão benzeu com uma fórmula antiga própria da ocasião, em cerimónia assistida com veneração pelos devotos de Santo António. A celebração foi animada musicalmente pelo nosso coro, vendo-se na assistência os nossos utentes, das valências do Centro de Dia, Centro de convívio da Calhetas, CATL Beija Flor, Creche “O Despertar” entre muitos populares que assim quiseram participar da Eucaristia.

A história do “Pão de Santo António” remonta a um facto curioso que nos é assim narrado: “António comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todos os pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham que comer: “os pães tinham sido roubados”. Atónito, foi contar ao santo o ocorrido e este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O irmão padeiro voltou estupefacto e alegre: os cestos transbordavam de pão, tantos que foram distribuídos aos frades e aos pobres que visitavam o convento. A partir de acontecimentos como este, espalhou-se por todo o mundo, o costume de colocar nas igrejas uma caixa para esmolas destinada ao “Pão dos pobres”.