Eucaristia | Dia de Nossa Senhora das Misericórdias 2024
A Igreja dos Frades da nossa cidade, abriu as portas para celebrar a festa em honra de Nossa Senhora das Misericórdias, padroeira das Santas Casas da Misericórdia. Como manda a antiga tradição, a Mesa Administrativa da nossa Santa Casa, voltou este ano a assinalar esta festividade, que constitui um compromisso que faz parte dos seus estatutos, cumprindo-se, assim, uma antiquíssima tradição das Misericórdias.
A solene eucaristia foi presidida pelo capelão da Misericórdia, padre Manuel Galvão, na presença da imagem de Nossa Senhora das Misericórdias, em que os utentes do centro de dia e de convívio, bem como vários populares associaram-se ao acto litúrgico de invocação da padroeira das Misericórdias, como forma de se celebrar condignamente uma data importante para a vida destas instituições eclesiais de solidariedade social. No final da eucaristia, o padre Manuel Galvão benzeu as rosas, cerimónia que faz parte da memória colectiva do povo, numa devoção específica do dia da Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel e que acarinha ao longo dos anos com muito fervor, sendo distribuídos por todos os que participaram naquela cerimónia religiosa. Recorda-se que desde tempos imemoriais, os portugueses celebraram com muita pompa esta festividade, e desde que o rei D. Manuel I, o Venturoso, que governou entre 1495 e 1521, escolheu Nossa Senhora da Visitação como padroeira da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e de todas as outras Santas Casas do reino.
Tudo para perpetuar a verdadeira caridade cristã, iniciada pela Mãe de Deus ao disponibilizar se para prontamente visitar a sua prima Isabel, levando sua amizade e ajuda quando ela mais precisava e lembrando também o milagre das rosas operado por intercessão da Rainha Santa Isabel de Portugal.